top of page

Cursos

Cursos

Os cursos oferecido pelo MultiplicaSSAN são com base no “Caderno Metodológico para formação de Multiplicadores em Segurança Alimentar e Nutricional e Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável” e no livro da ABRANDH "O Direito Humano à Alimentação Adequada e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional" e tem como objetivo principalmente disseminar a cultura de direitos com ênfase no DHAAS/SSAN, trazendo reflexões sobre o comer, o sistema alimentar, culturas alimentares e outras questões correlatas.

​

A abordagem pedagógica que escolhemos para trabalhar foi a da Educação Popular, de Paulo Freire. Trabalhar a partir dessa abordagem, não significa apenas trabalhar com metodologias ativas e participativas mas como também explorar o universo criativo e desafiador da educação. Significa, entre outras coisas, ter como princípios: a dialogicidade, amorosidade, historicidade, dialética, realidade social, teoria x prática (práxis) e o fim do dilema  conteudista. O desafio maior é compreender que: cada grupo ou turma é sempre singular, pois tem suas características, processos e histórias. Estamos sempre em processo, sempre recomeçando, sempre aprendendo e ensinando... 

​

A relação teoria-prática no enfoque da práxis de Paulo Freire, é o processo pelo qual uma teoria, lição ou habilidade é executada ou praticada, se convertendo em parte da experiência vivida. E uma metodologia na perspectiva dialética, entende as pessoas como seres ativos e relacionais. Assim, parte-se do pressuposto que o conhecimento não é "transferido" ou "depositado" pelo outro (conforme a concepção tradicional), mas que o conhecimento é construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo. 

​

Até agora, realizamos duas edições do curso: uma primeira com mulheres do interior de Goiás, na cidade de Colinas, e a segunda na universidade com estudantes de graduação, não só da UnB, mas de outras faculdades do Distrito Federal.  E, atualmente, estamos na fase de planejamento da terceira edição do curso que será com agricultores agroecológicos de um assentamento rural perto de Brasília, que desenvolvem estratégias de circuitos curtos de produção em parceria com coagricultores e grupos de consumo. Estamos no desafiando a realizar uma formação mais próxima ainda aos princípios da educação popular pois, estaremos em campo com a comunidade e o curso será planejado junto com os sujeitos da ação.

bottom of page